Coreia do Norte e Rússia assinam pacto de ajuda militar mútua
Moscovo - A Coreia do Norte ratificou, terça-feira, um importante pacto de defesa com a Rússia, que prevê a ajuda militar mútua e exige que ambos os países prestem assistência militar imediata em caso de ataque.
A Rússia já tinha completado a sua parte da ratificação na semana passada, depois de o pacto ter sido assinado pelo presidente russo Vladimir Putin e pelo líder norte-coreano Kim Jong Un.
O tratado entre os dois países surge numa altura em que a Coreia do Sul, os EUA e a Ucrânia afirmaram que existem milhares de tropas norte-coreanas na Rússia que se preparam para lutar contra os soldados ucranianos.
Na semana passada, os EUA confirmaram a presença de 10.000 soldados norte-coreanos na região russa de Kursk, onde a Ucrânia lançou uma incursão surpresa no início de Agosto.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou, no seu discurso diário da última segunda-feira, que o seu exército está a conter cerca de 50.000 soldados em Kursk, embora não tenha especificado se se tratava de tropas norte-coreanas ou russas.
Os serviços secretos norte-americanos, sul-coreanos e ucranianos estimam que existam atualmente cerca de 12.000 soldados norte-coreanos envolvidos em combates de pequena escala na Ucrânia.