Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Biden recebe Trump na Casa Branca no 1º encontro após eleição

Joe Biden recebe Donald Trump na Casa Branca no 1º encontro após eleição
Joe Biden recebe Donald Trump na Casa Branca no 1º encontro após eleição Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h31 14/11/2024

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump esteve reunido, quarta-feira, no Salão Oval da Casa Branca, com o presidente cessante, Joe Biden, tendo abordado assuntos relacionados com o processo de transição do poder, segundo a imprensa local.

O regresso de Trump à Residência Oficial do Presidente dos Estados Unidos ocorre uma semana após a vitória do republicano nas Presidenciais.

A reunião ocorreu a convite de Joe Biden, que honrou a tradição em que o presidente que está saindo recebe o presidente eleito — um gesto que Trump não estendeu a Biden ao negar que havia perdido as eleições em 2020.

Sentados em frente a uma lareira acesa, os dois políticos, cuja relação tem sido marcada por anos de acusações e animosidades, demonstraram cortesia durante os breves comentários feitos à imprensa.

“Faremos tudo o que pudermos para garantir que você esteja acomodado e tenha o que precisa”, disse Biden, após um breve aperto de mão. “Vamos ter a oportunidade de conversar sobre algumas dessas coisas hoje. Então, bem-vindo. Bem-vindo de volta.”

“Muito obrigado”, disse Trump. “E a política é difícil, e em muitos casos, não é um mundo muito agradável. Mas hoje é um mundo agradável e eu aprecio muito uma transição tão suave; será o mais suave que pode ser. E eu realmente aprecio isso, Joe.”
Biden respondeu: “De nada.”
O encontro é o primeiro passo formal no processo de transição de poder, apesar de as equipas de ambos os lados já terem realizado encontros de trabalho.

Biden pede a Trump que apoie à Ucrânia


No encontro, o presidente cessante pediu a Donald Trump que apoie a Ucrânia, segundo a Casa Branca.

O presidente cessante "sublinhou a sua opinião de que o apoio contínuo dos EUA à Ucrânia" é do "interesse de segurança nacional" para os EUA, disse o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, numa conferência de imprensa.

Trump tem questionado a ajuda militar dos EUA à Ucrânia perante a invasão russa, e havia garantido que acabaria com a guerra "num dia", apesar de não especificar como.

PUBLICIDADE