Biden recebe Trump na Casa Branca no 1º encontro após eleição
Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump esteve reunido, quarta-feira, no Salão Oval da Casa Branca, com o presidente cessante, Joe Biden, tendo abordado assuntos relacionados com o processo de transição do poder, segundo a imprensa local.
O regresso de Trump à Residência Oficial do Presidente dos Estados Unidos ocorre uma semana após a vitória do republicano nas Presidenciais.
A reunião ocorreu a convite de Joe Biden, que honrou a tradição em que o presidente que está saindo recebe o presidente eleito — um gesto que Trump não estendeu a Biden ao negar que havia perdido as eleições em 2020.
Sentados em frente a uma lareira acesa, os dois políticos, cuja relação tem sido marcada por anos de acusações e animosidades, demonstraram cortesia durante os breves comentários feitos à imprensa.
“Faremos tudo o que pudermos para garantir que você esteja acomodado e tenha o que precisa”, disse Biden, após um breve aperto de mão. “Vamos ter a oportunidade de conversar sobre algumas dessas coisas hoje. Então, bem-vindo. Bem-vindo de volta.”
“Muito obrigado”, disse Trump. “E a política é difícil, e em muitos casos, não é um mundo muito agradável. Mas hoje é um mundo agradável e eu aprecio muito uma transição tão suave; será o mais suave que pode ser. E eu realmente aprecio isso, Joe.”
Biden respondeu: “De nada.”
O encontro é o primeiro passo formal no processo de transição de poder, apesar de as equipas de ambos os lados já terem realizado encontros de trabalho.
Biden pede a Trump que apoie à Ucrânia
No encontro, o presidente cessante pediu a Donald Trump que apoie a Ucrânia, segundo a Casa Branca.
O presidente cessante "sublinhou a sua opinião de que o apoio contínuo dos EUA à Ucrânia" é do "interesse de segurança nacional" para os EUA, disse o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, numa conferência de imprensa.
Trump tem questionado a ajuda militar dos EUA à Ucrânia perante a invasão russa, e havia garantido que acabaria com a guerra "num dia", apesar de não especificar como.