Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Vaticano defende perdão da dívida aos países mais pobres

Vaticano defende perdão da dívida aos países mais pobres
Vaticano defende perdão da dívida aos países mais pobres Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h41 14/11/2024 - Actualizado às 10h42 14/11/2024


Baku - O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, disse, quarta-feira, que anular a dívida dos países pobres é uma questão de justiça e uma forma de enfrentar as consequências da crise climática.

O cardeal italiano Pietro Parolin defendeu a medida durante o discurso na Cimeira do Clima (COP29) em Baku, no Azerbeijão.

"É necessário criar uma nova 'arquitectura' financeira para que os países mais pobres e vulneráveis possam lutar contra a crise ambiental", disse Pietro Parolin.

O secretário do Estado do Vaticano reiterou o apelo do Papa Francisco, que pediu aos países mais ricos do mundo, o reconhecimento "da gravidade das acções cometidas no passado cancelando as dívidas antigas".

"Seria uma decisão justa. Existe uma verdadeira 'dívida ecológica' sobretudo entre o sul e o norte e que está relacionada com desequilíbrios comerciais", acrescentou.

A 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29) começou na última segunda-feira, na capital do Azerbaijão, e vai decorrer até ao dia 22 deste mês.

 

PUBLICIDADE