Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

G20: Sociedade civil exorta combate às alterações climáticas e à fome

Encontro das organizações da sociedade civil do G20
Encontro das organizações da sociedade civil do G20 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h11 18/11/2024 - Actualizado às 13h11 18/11/2024

Rio de Janeiro - Organizações da sociedade civil dos países membros do G20 exortaram, domingo, no Rio de Janeiro (Brasil). para que se intensifique a luta contra as alterações climáticas e se redobrem os esforços para erradicar a fome.

 Na declaração final do G20 Social, citada pela Lusa, os líderes da sociedade civil apelam aos países das 20 maiores economias do mundo que adiram com "urgência e prioridade máxima" à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, promovida pelo chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva.

Esta aliança pretende acelerar o progresso na eliminação da fome e na redução da pobreza, superando as metas estabelecidas na Agenda 2030.

O G20 Social antecedeu a cimeira de líderes do G20, que reúne os chefes de Estado das maiores economias do mundo, de hoje a terça-feira, no Brasil.

Na ocasião, as organizações apelaram, ainda, a um maior compromisso para mitigar as alterações climáticas e pediram mais esforços e acções para reduzir as emissões de carbono, através da promoção das energias renováveis e do apoio às comunidades vulneráveis afectadas pela crise climática.

PUBLICIDADE