ELEIçõES
Donald Trump vence as presidenciais americanas
06/11/2024 13h01
Washington - O candidato republicano, Donald Trump, assumiu a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, realizadas esta terça-feira, ao conquistar a maioria dos lugares necessários no colégio Eleitoral.
Dados divulgados pela CNN indicam que Donald Trump obteve 276 votos no Colégio eleitoral, enquanto a candidata democrata, Kamala Harris, ficou com 223.
Ao dirigir-se aos seus apoiantes, na madrugada desta quarta-feira, Trump considerou uma "vitória política" que os EUA "nunca viram".
Acompanhado da família, do vice-presidente JD Vance e de líderes da campanha, Donald Trump agradeceu à população norte-americana por ter sido eleito o quadragésimo sétimo Presidente.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, já felicitou Donald Trump pela vitória, enquanto, até agora, não há qualquer reacção da candidata democrata derrotada, Kamala Harris.
Aplausos e gritos seguiam cada frase do republicano, tendo adiantado que “a fé é o principal movimento político de todos os nossos tempos, e agora vamos ajudar a curar o país".
O partido republicano também conquistou, nestas eleições, o controlo do Senado.
“A América deu-nos um mandato poderoso e sem precedentes. Retomámos o controlo do Senado, isso é bom”, sublinhou Donald Trump, que lembrou que "as disputas para o Senado, em Montana, Nevada, Texas, Ohio, Michigan, Wisconsin, a grande Comunidade da Pensilvânia, foram todas ganhas pelo movimento MAGA que tanto ajudou”.
Na sua intervenção, disse que os Estados Unidos precisam fechar as suas fronteiras, mas "isso não impede que as pessoas continuem a vir ao país", mas enfatizou que devem fazê-lo "de forma legal".
A vice-presidente Kamala Harris deve falar aos apoiantes e ao país, nesta quarta-feira, como anunciou o vice-presidente da sua campanha Cedric Richmond, numa curta mensagem na Howard University, onde a candidata democrata à Presidência, deveria falar.
Donald Trump toma posse a 20 de Janeiro de 2025 e substitui no cargo o democrata Joe Biden.