Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Preços do café no mercado mundial sobem para níveis inéditos

Preços do café no mercado mundial sobem para níveis inéditos
Preços do café no mercado mundial sobem para níveis inéditos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 22h17 11/12/2024

Londres - Os preços do café no mercado global dispararam para níveis inéditos nesta semana e acumulam uma alta de cerca de 80% no ano em curso, segundo a BBC.

A BBC refere que isso ocorre num período em que os comerciantes de café temem por uma diminuição das safras já que os dois maiores produtores do mundo, Brasil e Vietname, foram atingidos pelo mau tempo, e a popularidade, em termos de consumo, continua a crescer.

A imprensa realça que, nas últimas cinco semanas, os preços do café nos mercados internacionais de commodities subiram cerca de 30%.

O preço do café arábica, que responde pela maior parte da produção global, superou US$ 3,44 a libra (0,45kg), na última terça-feira, enquanto o custo do café robusta, por sua vez, atingiu uma nova alta em Setembro passado.

Alguns dos grandes fornecedores do café na Europa já planeavam um aumento de 10% nos preços para o final de Dezembro ou início de Janeiro antes desse cenário. Agora, acredita-se que a subida do preço será inevitável, segundo o portal Moneytimes.

O presidente-executivo da Tuan Loc Commodities, Vinh Nguyen, disse a BBC que “embora nos últimos anos as principais torrefadoras de café tenham sido capazes de absorver aumentos de preços para manter os clientes satisfeitos e manter a participação de mercado, parece que isso está prestes a mudar”.

A JDE Peet’s, um dos grandes fornecedores de café a nível mundial, terá informado aos seus clientes que iria aumentar os preços de café torrado e moído, grãos inteiros, solúvel, cápsulas e cappuccino, de acordo com fontes que tiveram acesso ao documento confidencial, alegando situações provocadas por “questões climáticas”.

A gigante italiana do café Lavazza disse a imprensa que tem feito um grande esforço para proteger a sua participação no mercado e não repassar os custos mais altos da matéria-prima aos clientes, mas a subida constante de preços iria forçar um reajuste nos seus produtos.

A última vez que o preço do café registou uma subida substancial foi em 1977, tendo atingido os três dólares americanos por libra.

PUBLICIDADE