Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Terramoto de magnitude 6,9 atinge o Japão

Autoridades japonesas emitem alertas de tsunami na sequência do sismo que abalou o país
Autoridades japonesas emitem alertas de tsunami na sequência do sismo que abalou o país Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h53 13/01/2025

Tóquio - Um terramoto de magnitude 6,9 atingiu o sudoeste do Japão esta segunda-feira, informou a Agência Meteorológica do país.

O sismo ocorreu às 21h19, hora local (15h19 CET), segundo reportou a mesma fonte.

Foram emitidos alertas de tsunami para a província de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sudoeste do país - onde se localizou o epicentro do terramoto -, bem como para a província de Kochi, na ilha de Shikoku.

Os habitantes de algumas zonas costeiras foram aconselhados a abandonar as casas por precaução, sendo que alguns comboios também deixaram de funcionar.

No entanto, não foram registados danos imediatos na sequência do abalo.

A estação pública de televisão NHK afirmou que um tsunami com cerca de um metro de altura atingiu terra firme 30 minutos após o abalo.

Uma vasta área da ilha de Kyushu tremeu com o sismo, que ocorreu a uma profundidade de 30 quilómetros, informou ainda a Agência Meteorológica do Japão.

O país regista frequentemente terramotos devido à sua localização no “Anel de Fogo”, uma região caracterizada pela existência de falhas e vulcões na bacia do Pacífico.

Os especialistas reuniram-se, esta segunda-feira, para discutir este último sismo, que poderá estar relacionado com o chamado Nankai Trough.

O termo refere-se a uma vasta área que se pensa ser ocasionalmente atingida por grandes terramotos, como o que matou mais de 1.300 pessoas no Japão em 1946.

Um dos maiores terramotos de sempre ocorreu em 2011 ao largo da costa leste do Japão. Mais de 18.000 pessoas morreram como consequência do terramoto de magnitude 9,0 e do tsunami que se seguiu.

PUBLICIDADE