RELAçõES BILATERAIS

União Europeia não vai permitir a anexação da Gronelândia aos EUA

União Europeia não vai permitir a anexação da Gronelândia aos EUA - DR
União Europeia não vai permitir a anexação da Gronelândia aos EUAImagem: DR

08/01/2025 22h18

Paris - O chefe da diplomacia francesa, Jean-Noel Barrot, disse que a União Europeia não vai permitir que países "ataquem fronteiras soberanas" do bloco europeu, referindo-se à nova ameaça de Donald Trump sobre a anexação da Gronelândia.

A Gronelândia, região autónoma da Dinamarca, é "um território da União Europeia", disse esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de Paris à rádio France Internacional.

"A Gronelândia pertence às pessoas da Gronelândia", afirmou na terça-feira a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, depois de Donald Trump, cujo filho está de visita à ilha árctica, ter sugerido a anexação do território pelos Estados Unidos.

A questão não é nova, mas na terça-feira, Donald Trump, que toma posse como chefe de Estado norte-americano no dia 20 de Janeiro, reiterou as ambições sobre anexar o Canal do Panamá e a Gronelândia, "pela força se necessário".

Numa conferência de imprensa na residência particular de Mar-a-Lago, na Florida, o próximo Presidente dos Estados Unidos voltou a falar das ambições expansionistas, um tema que já tinha defendido no anterior mandato como chefe de Estado (2017-2021).

"Como afirmou o chefe do governo regional, Mute Egede, a Gronelândia não está à venda”, disse Mette Frederiksen ao canal de televisão dinamarquês TV2.

Entretanto, o Governo dinamarquês rejeitou quarta-feira que haja uma crise com os Estados Unidos da América (EUA) e afirmou-se “aberto ao diálogo”, depois de o Presidente eleito norte-americano ter expressado o desejo de anexar o território autónomo da Gronelândia.

A ocasião, a chefe de Executivo da Dinamarca referiu igualmente que os Estados Unidos são o aliado mais próximo do seu país.

Por outro lado, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, rejeitou quarta-feira a ideia de anexar a Gronelândia proposta pelo Presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, assegurando que tal não acontecerá.

Mais lidas


Últimas notícias