Rússia confirma que Trump e Putin vão conversar nesta terça-feira


Moscovo - A Rússia confirmou, nesta segunda-feira, 17, que Vladimir Putin e Donald Trump vão conversar por telefone na terça-feira, pela segunda vez oficialmente desde o retorno, em Janeiro, do presidente americano à Casa Branca, que busca que seu homólogo russo aceite uma trégua temporária na Ucrânia.
A primeira conversa entre os dois líderes, em 12 de Fevereiro, derrubou as tentativas ocidentais de isolar Putin, que iniciou uma ofensiva contra a Ucrânia há três anos.
"A conversa está efectivamente sendo preparada para terça-feira", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em sua entrevista colectiva diária.
Trump anunciou algumas horas antes que conversará com Putin na terça-feira. "Já discutimos muito com as duas partes, Ucrânia e Rússia", após reuniões separadas entre autoridades americanas, russas e ucranianas na Arábia Saudita e em Moscovo, declarou à imprensa no Air Force One.
O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, viajou para Moscovo na semana passada para apresentar os detalhes de um plano de trégua de 30 dias no conflito entre Rússia e Ucrânia, que já foi aceito pela parte ucraniana.
Putin disse que concorda com a ideia de um cessar-fogo, mas ressaltou que havia "questões importantes" que desejava abordar com Trump sobre como seria implementado.