Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Donald Trump e Vladimir Putin conversaram sobre a guerra na Ucrânia

Donald Trump e Vladimir Putin conversaram hoje sobre a guerra na Ucrânia
Donald Trump e Vladimir Putin conversaram hoje sobre a guerra na Ucrânia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h51 18/03/2025

Washington - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta terça-feira (18 de Março) para discutir a Guerra da Ucrânia.

A Rússia concordou em interromper os ataques em estações de energia da Ucrânia durante 30 dias — mas o Kremlin disse que só aceitará um cessar-fogo total após a interrupção completa da ajuda militar e de inteligência das potências ocidentais a Ucrânia.

A conversa durou quase duas horas, segundo a Casa Branca e o Kremlin. Após o fim da ligação, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Dan Scavino, disse que "a conversa foi boa". O objetivo final, porém, de fazer a Rússia aceitar a trégua, não foi alcançado.

Entretanto, "Os dois líderes concordam que o conflito precisa acabar. Eles concordam que o cessar-fogo deve começar pelas áreas de energia e infraestrutura", disse a Casa Branca, em comunicado.

De acordo com o Kremlin, os líderes concordaram em uma troca de prisioneiros russos e ucranianos. As duas partes vão liberar 175 prisioneiros de guerra cada, e a Rússia afirmou que vai entregar a Kiev 23 combatentes gravemente feridos.

Segundo o Kremlin, porém, "foi enfatizado que uma condição fundamental para evitar uma maior escalada e trabalhar em direção a uma resolução política e diplomática deve ser a interrupção completa da ajuda militar estrangeira e do apoio de inteligência a Kiev".

"Em relação à iniciativa do presidente dos EUA de implementar um cessar-fogo de 30 dias, o lado russo sublinhou vários aspectos importantes, incluindo garantir o controle efectivo sobre uma potencial interrupção de hostilidades ao longo de toda a linha de frente, interromper o recrutamento militar forçado na Ucrânia e interromper o rearmamento das Forças Armadas Ucranianas", disse o governo russo.

As duas partes concordaram em manter o diálogo — e, segundo o governo russo, Trump concordou com a ideia de Putin em realizar partidas de hóquei no gelo entre a seleção russa e uma equipe de jogadores americanos.

Desde o início do mês, Trump tenta garantir o apoio de Putin para um cessar-fogo de 30 dias, já aceite pela Ucrânia. Enquanto isso, ambos os lados continuam os ataques aéreos, e a Rússia se aproxima de expulsar as forças ucranianas de Kursk.

O presidente americano afirmou que os soldados ucranianos estão "em grandes apuros". Trump sugeriu ainda que a suspensão de ajuda militar à Ucrânia e a conversa que ele teve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, podem ter influenciado Kiev a aceitar a proposta.

"O que está acontecendo na Ucrânia não é bom, mas vamos ver se conseguimos trabalhar num acordo de paz, um cessar-fogo e a paz, e acho que seremos capazes de fazer isso”, disse Trump na segunda-feira (17).

PUBLICIDADE