Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Papa pede fim dos conflitos no mundo em carta publicada num jornal

Papa pede fim dos conflitos no mundo em carta publicada num jornal
Papa pede fim dos conflitos no mundo em carta publicada num jornal Imagens: DR

Redacção

Publicado às 05h29 19/03/2025

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco pediu, terça-feira, o fim dos conflitos no Mundo, através do "desarmamento das palavras, das mentes e da Terra", escreveu numa carta enviada desde o hospital onde está internado ao jornal italiano Corriere della Será.

Na carta, o Papa afirma que "neste momento de doença", a guerra lhe parece "ainda mais absurda".

"A fragilidade humana, de facto, tem o poder de nos tornar mais lúcidos sobre o que dura e o que passa, o que nos mantém vivos e o que nos mata. Talvez seja por isso que tantas vezes tendemos a negar limites e evitar pessoas frágeis e feridas: elas têm o poder de questionar a direcção que escolhemos, como indivíduos e como comunidades", escreve o Papa.

O líder da igreja católica pede a todos aqueles que dedicam o "seu trabalho e inteligência a informar, que unam o mundo usando a importância das palavras". "Nunca são apenas palavras: são acções que constroem ambientes humanos. Elas podem conectar ou dividir, servir à verdade ou fazer uso dela.

Devemos desmantelar palavras, desmantelar mentes e desmantelar a Terra. Há uma grande necessidade de reflexão, de calma, de um senso de complexidade", escreveu.

O Papa lamenta que "enquanto a guerra só devasta comunidades e o meio ambiente, não oferecendo soluções para conflitos, a diplomacia e as organizações internacionais precisam de nova vida e credibilidade".

E afirma que "as religiões também podem aproveitar a espiritualidade dos povos para reacender o desejo de fraternidade e de justiça, a esperança de paz", e que "tudo isso requer compromisso, trabalho, silêncio e palavras".

Internado há 33 dias, o Papa continua a trabalhar e dá sinais de atenção ao que acontece no mundo, como nesta carta.
De acordo com as últimas informações, os médicos notaram pequenas melhoras com fisioterapia respiratória e motora, e consideraram o estado do Pontífice estável.

O Papa Francisco, 88 anos, está internado no Gemelli desde 14 de Fevereiro devido a uma pneumonia bilateral.

PUBLICIDADE