Criado aplicativo para reabilitação de pacientes com AVC


São Paulo - Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu um aplicativo para telemóvel que ajuda na reabilitação de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC).
Por meio de um sensor (acelerómetro) que detecta a inclinação do aparelho preso à roupa do indivíduo, o programa consegue identificar a postura e orientar o utilizador sobre como melhorar o alinhamento do corpo, seja por comando de voz, vibração ou imagem.
O dispositivo funciona na reabilitação de um problema conhecido como hemiparesia, uma das sequelas mais desafiantes do AVC e que também pode surgir como resultado de lesões cerebrais causadas por doenças como a esclerose múltipla, a paralisia cerebral e alguns tipos de cancro.
Nesses casos, há perda de força muscular ou paralisia parcial de um lado do corpo, além de prejuízo da consciência corporal.
“A pessoa com hemiparesia perde a sensibilidade e a percepção da organização espacial. Com isso, ela tomba para um lado, por exemplo, e não percebe que isso aconteceu, podendo até sofrer dores musculares devido ao mau posicionamento. Acontece também que, sem uma postura correcta, não conseguem realizar tarefas quotidianas como caminhar, cozinhar, conduzir ou subir escadas.
Dessa forma, tanto a consciência corporal quanto o controlo de tronco, perdidos com o AVC, precisam de ser reaprendidos para garantir a funcionalidade dos membros superiores”, explicou Amanda Polin Pereira, professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e primeira autora do artigo publicado na revista JMIR Aging.