Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Papa Francisco recebeu alta domingo depois de 38 dias de internamento

Papa Francisco recebeu alta domingo depois de 38 dias de internamento
Papa Francisco recebeu alta domingo depois de 38 dias de internamento Imagens: DR

Redacção

Publicado às 17h18 24/03/2025

Roma - O Papa Francisco teve domingo alta médica, tendo deixado o Hospital Gemeli, em Roma, depois de 38 dias de internamento devido a problemas respiratórios, em direcção ao Vaticano.

Antes disso, o Papa tinha aparecido numa varanda do Hospital e agradeceu aos fiéis que o aguardavam.

"Agradeço a todos", disse o Papa, que apareceu de cadeira de rodas, numa varanda, perante dezenas de fiéis que esperavam no exterior do Hospital.

O Papa Francisco está a recuperar lenta e gradualmente de uma pneumonia bilateral no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de Fevereiro.

Segundo um dos médicos que o acompanha, Sergio Alfieri, o líder católico terá de passar por "uma longa convalescença" de pelo menos dois meses.

A imprensa internacional refere que a alta do Papa do hospital e o regresso ao Vaticano era muito aguardada, após terem sido levantadas, ao longo das cinco semanas de internamento, dúvidas sobre a sua capacidade para voltar ao trabalho.

Embora lenta, os profissionais de saúde descrevem que a recuperação de Francisco foi constante, o que agora permite a alta hospitalar, tendo estado sempre consciente, mesmo durante as graves crises que sofreu.

Os médicos esclareceram que "as infeções mais graves" foram resolvidas, mas vai precisar de continuar a receber tratamento e trabalhos de reabilitação durante pelo menos dois meses.

"Na Casa Santa Marta, vai continuar a terapia motora e respiratória que recebeu no hospital. Agora, é o mais importante e o que precisa para recuperar", observou Luigi Carbone, médico da Direção de Saúde do Vaticano e responsável pela saúde do pontífice.

 

PUBLICIDADE