Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

China lança tecnologia que recarrega carros elétricos em cinco minutos

China lança tecnologia que promete recarregar carros elétricos em cinco minutos
China lança tecnologia que promete recarregar carros elétricos em cinco minutos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 17h28 24/03/2025

Pequim - A BYD, fabricante chinesa de automóveis, anunciou o lançamento da Super e-Plattform, uma tecnologia de recarga que promete recuperar 100% da bateria em cerca de 5 minutos, noticiou domingo o portal Canaltech, tendo acrescentado este é o mesmo tempo que um veículo tradicional a combustão demora a encher o deposito num posto de combustível.

“É a solução definitiva para tornar o carregamento tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, disse Wang Chuanfu, presidente e CEO da fabricante chinesa, num comunicado de imprensa.

De acordo com a empresa, o recém-lançado Super e-Platfom é a primeira arquitectura de alta tensão de 1000 V do mundo para veículos de passageiros produzidos em série. O sistema leva a bateria, o motor, o sistema de energia, o ar condicionado e outros componentes até 1000 volts.

O novo sistema de carregamento da BYD foi testado num Han L, o sedã de luxo da marca. De acordo com a BYD, devido ao carregamento super-rápido da nova e-Plattform, foi possível restaurar 400 km de autonomia do carro em apenas cinco minutos.

“Esta é a velocidade de pico de carregamento mais rápida do mundo, com dois quilómetros por segundo, oferecendo aos utilizadores a experiência de carregamento definitiva”, destacou a marca.

A BYD também anunciou que está a desenvolver massivamente um novo motor de 30 mil rpm (rotações por minuto).

Segundo a marca, quando chegar ao mercado, o motor aumentará significativamente a velocidade do veículo, além de reduzir o peso e o tamanho em relação a outros motores, aumentando a densidade de potência.

Por enquanto, a novidade está restrita à China. O novo carregador, que promete igualar o tempo de recuperação de uma bateria ao de encher o depósito de um carro a combustão, será utilizado apenas nos modelos Han L e Tang L, segundo o Canaltech.

PUBLICIDADE