Huawei lança o "Pura X" smartphone independente do Android


Shenzhen - A Huawei anunciou hoje o Pura X, o seu mais recente smartphone compacto dobrável, que se destaca no mercado pelo seu design inovador e pelo HarmonyOS 5, um sistema operativo completamente independente do Android.
O smartphone tem uma construção mais larga do que outros telemóveis dobráveis deste tipo, como o Galaxy Z Flip 6. Por isso, o aparelho dá uma impressão mais próxima de “dobra” quando aberto, além de ser mais quadrado quando fechado.
O seu ecrã principal tem 6,3 polegadas, com uma proporção de 16:10 e uma resolução de 2.120 x 1.320 pixéis. No exterior, existe um grande painel de 3,5 polegadas com uma resolução de 980 x 980 pixéis.
Outra característica distintiva do Pura X é o seu sistema operativo HarmonyOS 5. A versão é a primeira a correr completamente livre de Android, em mais uma iniciativa da Huawei para aumentar a sua independência em termos de software.
De acordo com o site Canaltech, embora já não tivessem compatibilidade oficial com aplicações e serviços da Google Play Store, as versões anteriores do HarmonyOS faziam parte do Android Open Source Project (AOSP).
A Huawei não divulga detalhes sobre os processadores dos seus telemóveis, desde que passou a utilizar plataformas Kirin próprias.
Apesar disso, é esperado que o Pura X traga uma plataforma equivalente aos Snapdragon mais avançados do que há alguns anos, tal tem acontecido com outros smartphones topos de gama da marca chinesa.
As opções de configuração incluem 12/16 GB de RAM, além de 256 GB/512 GB/1 TB de armazenamento interno. A sua bateria tem 4720 mAh, o que é considerado uma grande capacidade para o segmento. Há suporte para carregamento com e sem fios de 60 W e 40 W, respectivamente.
A câmara principal tem uma resolução de 50 MP, acompanhada por uma lente ultrawide de 40 MP e uma teleobjectiva 3,5x de 8 MP, além de um sensor adicional de 1,5 MP para melhorar a precisão das cores. Na parte frontal, a câmara selfie tem 10,7 MP.
O Huawei Pura X será vendido em versões de cores tradicionais, como branco, preto e cinzento, e estará também disponível uma edição de coleccionador, com um painel traseiro em diferentes tons de vermelho ou amarelo.
O aparelho será vendido na China, não havendo ainda previsão para que seja comercializado à escala global.