Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Funeral do Papa será no sábado na Basílica de São Pedro em Roma

Funeral do Papa será no sábado na Basílica de São Pedro em Roma
Funeral do Papa será no sábado na Basílica de São Pedro em Roma Imagens: DR

Redacção

Publicado às 21h34 22/04/2025 - Actualizado às 21h38 22/04/2025

Vaticano - As cerimónias fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado, dia 26 de Abril, às 10h00 (07h00 em Angola), na Praça de São Pedro, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Vaticano.

O Sumo Pontífice morreu, na manhã de segunda-feira, aos 88 anos, após ter sofrido um AVC que conduziu ao coma e a uma paragem cardíaca irreversível, na residência na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano.

Já amanhã, quarta-feira, o corpo do Papa será levado para a Basílica de São Pedro, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o mesmo comunicado.

A cerimónia, que deve contar com a presença de chefes de Estado de todo o mundo, vai ser celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.

Nesta terça-feira, após uma oração, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, vai decorrer a transladação do corpo.


A procissão vai passar pela Praça de Santa Marta, Praça dos Mártires Romanos, Arco dos Sinos e depois vai entrar na Basílica do Vaticano pela porta central.

Em seguida, no Altar da Confissão, sob o baldaquino (dossel colocado no altar), o cardeal Camerlengo - responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa - vai presidir à Liturgia da Palavra, no final da qual começa a visita dos fiéis.

Ainda não se sabe por quanto tempo o corpo do Papa Francisco, que introduziu algumas alterações nas regras dos funerais dos pontífices, vai ficar exposto.

O corpo do Papa foi colocado num caixão de madeira com interior de zinco.
A férula papal (bordão em forma de crucifixo) vai ficar colocada ao lado do caixão.

No sábado, após o funeral, o caixão vai ser imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, tal como Francisco deixou escrito.


"Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal", indica o testamento.

O túmulo, escreveu o Papa argentino, deve ser na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: "Franciscus".

O Vaticano entrou no período de 'Sede Vacante', liderado pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, até que seja eleito um novo Papa no conclave, que será realizado dentro de um mês.

PUBLICIDADE