Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Trump critica Zelensky por não reconhecer soberania russa da Crimeia

Trump critica Zelensky por não reconhecer soberania russa da Crimeia
Trump critica Zelensky por não reconhecer soberania russa da Crimeia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 22h32 23/04/2025

Washington - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou as declarações do homólogo da Ucrânia, nas quais negou reconhecer a soberania russa na Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

"Ninguém está a pedir a [Volodymyr] Zelensky que reconheça a Crimeia como território russo, mas se ele a quer, por que não lutou por ela há 11 anos, quando foi entregue à Rússia sem um tiro disparado?", escreveu Donald Trump, numa mensagem na rede Truth Social.

Na terça-feira, Zelensky excluiu qualquer cedência de território ucraniano à Rússia em qualquer acordo, antes das conversações que estão a decorrer em Londres com representantes norte-americanos, europeus e ucranianos.

"Não há nada para falar - é a nossa terra, a terra do povo ucraniano", afirmou Zelensky.

Na mesma social, Trump acrescentou que "esta declaração é muito prejudicial para as negociações de paz com Rússia", lembrando que a decisão foi tomada durante o mandato do antigo Presidente norte-americano Barack Obama e que "nem é um ponto em discussão".

O Presidente norte-americano acrescentou que "declarações inflamadas como a de Zelensky" estão a dificultar a resolução da guerra.

"A situação da Ucrânia é terrível - ele pode ter paz ou pode lutar por mais três anos antes de perder o país todo", escreveu Trump, referindo-se a Zelensky.

O reconhecimento da Crimeia como território russo surgiu como uma das opções que a Ucrânia terá provavelmente de aceitar em troca de um acordo de paz para pôr fim à guerra que começou em Fevereiro de 2022.

O Presidente norte-americano tem insistido que, se ele tivesse chegado à Casa Branca em 2020, a guerra na Ucrânia nunca teria acontecido e que o mais rápido processo de paz para este conflito passará sempre pela mediação dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE