DEFESA
Putin assina decreto que convoca 160 mil russos para o serviço militar

02/04/2025 20h05
Moscovo - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o recrutamento de 160 mil cidadãos para o serviço militar, de acordo com a agência de notícias russa Interfax, que acrescenta que a medida entrou em vigor na terça-feira, 01 de Abril.
O decreto, que foi noticiado pela agência de notícias Interfax e também publicado no site do governo para anúncios legais, diz que o recrutamento se aplica a todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e abrange o período de Abril a Julho.
O comunicado oficial refere ainda que "os soldados, marinheiros, sargentos e oficiais subalternos cujo serviço militar conscrito tenha expirado" serão dispensados do serviço militar.
Tradicionalmente, o exército russo efetua o recrutamento duas vezes por ano, uma na primavera e outra no outono.
O recrutamento do Outono, que decorreu entre Outubro e Dezembro do ano passado, viu 133.000 recrutas serem enviados para o exército para um ano de serviço militar.
Em Janeiro do ano passado, Putin assinou uma lei que aumenta a idade máxima de alistamento de 27 para 30 anos.
Os meios de comunicação social russos informaram que, desde Dezembro do ano passado, o número de efectivos das forças armadas russas aumentou para quase 2,4 milhões, dos quais 1,5 milhões são militares.