Ondjango Cast

Ondjango Cast


PUBLICIDADE

Ondjango Cast #7: os museus e a transmissão do conhecimento, com Emanuel Caboco

Ondjango Cast
Ondjango Cast Imagens: Rede Girassol

Redacção

Publicado às 17h04 02/07/2024 - Actualizado às 21h35 02/07/2024

O convidado do sétimo episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é o museólogo Emanuel Caboco, um dos principais especialistas em património histórico de Angola.

No programa, ele aborda a importância dos museus. Como Caboco explica durante a conversa, esses locais não estão voltados ao passado, mas sim à preservação da memória e à reflexão sobre a cultura material e imaterial dos povos.

“Os museus são espaços de transmissão do conhecimento”, diz. “Aquilo que muitas das vezes teoricamente aprendemos nos manuais escolares, podemos, na prática, encontrar nos museus”.

Os artefactos expostos nesses locais, continua Caboco, dizem muito sobre a trajectória de um povo e a função social que tinham num determinado contexto histórico. Assim, os museus têm uma importância cada vez maior no presente, pois ajudam na compreensão sobre as realidades sócio-culturais de um país. “Eu até remeteria a sua definição como espaços de extensão escolar”.

Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.

O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.


Biografia
Nascido no bairro Zangado, em Luanda, em 1973, Emanuel António Messias Caboco começou a sua actividade profissional no Instituto Nacional do Património Cultural.

A sua primeira formação, em matéria de património, esteve a cargo do CENCREM (Centro Nacional de Conservacion y de Restauración de Cuba), em 1990.

Três anos depois, partiu para Portugal, onde teve formação, na Escola Profissional de Ciências do Património Cultural do Instituto Rainha Dona Leonor (Paços de Lumiar).

Tem formação especializada em Património e Museus, em Angola, e no exterior (Brasil, Portugal, Moçambique, etc.) e, desde 2017, exerce as funções de director-geral Adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural.

É formador de Gestão do Património do Património Cultural (Rede de Profissionais Africanos) e é membro do Grupo Técnico para a Inscrição de Mbanza Kongo na Lista do Património Mundial (2007-2017).
É autor de vários artigos especializados em património e museus, publicados em Angola e em revistas internacionais, destacando-se a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Confira abaixo o episódio do Ondjango Cast com Emanuel Caboco.

PUBLICIDADE