Ondjango Cast #16: educação e identidade na formação angolana, com Victor Barbosa
O convidado do 16º episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é o educador Victor Barbosa.
No programa, ele analisa a relação entre educação e formação da identidade nacional. “Isso tem a ver com a ideia da educação como um direito humano. Se a educação é um direito humano, tem de se levar em consideração que as pessoas envolvidas no processo da educação são seres humanos e que elas têm um histórico, que vem de seus antepassados”, disse Victor Barbosa no videocast.
“Por isso, é fundamental perceber que, no caso concreto de Angola, o país não era uma tábula rasa, até o momento em que chegaram aqui os colonizadores. Já existiam povos, com uma identidade própria”.
Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.
O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.
BIOGRAFIA DE VICTOR BARBOSA
Nascido na província do Huambo, em 1950, Victor Barbosa é presidente da Associação Angolana para Educação de Adultos (AAEA) e da Rede Angolana da Sociedade Civil de Educação para Todos - Rede EPT Angola.
Foi distinguido, em 2013, como membro da AAEA, com o prémio Pan-Africano da Alfabetização.
É professor de formação, mas prefere identificar-se como educador, um seguidor do pensamento de Paulo Freire, filósofo, educador e escritor brasileiro.