Ondjango Cast #17: A contribuição africana para a humanidade
O convidado do 17º episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é o pesquisador cultural Gério Cabunde.
No programa, ele fala sobre a contribuição africana para o desenvolvimento da humanidade. Sobre a ideia de que a África é o berço da humanidade, Gério Cabunde explica que há muitas pesquisas científicas que comprovam essa tese. “Temos, por exemplos, os fósseis descobertos aqui em África, que normalmente derivam dos estudos da arqueologia. Esses estudos constatam os vestígios dos primeiros humanos aqui em África”.
Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.
O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.
BIOGRAFIA DE GÉRIO CABUNDE
Nascido no município do Kilamba Kiaxi, no ano 2000, Gério Cabunde é pesquisador cultural, pan-africanista e co-autor do livro Raio X Vol. II.
Em 2019, abraçou a luta contra o corte obrigatório do cabelo crespo no Liceu Padre Inácio Tambu (Sequele). É um dos mentores da iniciativa Afrobetização e Intervenção Pan-africana, um projeto sem fins lucrativos de emancipação e intercâmbio pan-africano interprovincial.
Também participou no intercâmbio Angola - Brasil de mentoria de contabilista, leccionando conteúdo afrocentrado para escolas de São Paulo e ajudou a criar o videojogo “Saber sobre África”, produzido no Brasil.