NOTíCIAS

Ondjango Cast #15: os reinos do Centro-Sul de Angola, com Armindo Jaime Gomes

Armindo Jaime Gomes no Ondjando Cast - Rede Girassol
Armindo Jaime Gomes no Ondjando CastImagem: Rede Girassol

01/10/2024 16h00

O convidado do 15º episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é o professor, pesquisador e escritor Armindo Jaime Gomes.

No programa, ele fala sobre a história e a cultura dos reinos da região Centro e Sul de Angola. A sua reflexão começa justamente com o questionamento se seria adequado o uso da palavra “reino” para designar a organização desses e de outros povos do território angolano e africano.

“Muitas vezes, fico constrangido quando sou convidado a falar sobre reinos, porque onde há reinos, existe um rei – até aí está esclarecido, vamos falar sobre monarquias. Mas, a minha pergunta tem sido esta: será que nós, africanos, éramos mesmo monárquicos ou tínhamos reis?”, disse Jaime Gomes.

“Esta pergunta suscita um grande debate. Há doutrinadores que dizem que sim, outros dizem que não necessariamente. Mas, na verdade, quem trouxe esse conceito de reino para nós foram os ocidentais, os europeus.

Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.

O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.

Biografia
Nascido no Bié, Armindo Jaime Gomes é professor efectivo de Antropologia Cultural e História Geral de Angola, na Academia Militar do Exército, no Lobito, província de Benguela, e professor colaborador no Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela. É Mestre em Ciências de Educação e licenciado em Ciências Jurídicas (variante Direito Consuetudinário), ISUM, Benguela.

Como escritor, publicou diversos livros, entre os quais “Os Sobas - Apontamentos étno-históricos Ovimbundu de Benguela”, “A batalha do Kwitu Kwanavale”, “Ovimbundu Pré-Coloniais” e “O Mundombe do Dombe, ou o Ndombe do mundombe”.

 

Mais lidas


Últimas notícias