Ondjango Cast #23: Dança tradicional e contemporânea
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
A convidada do 23º episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é a bailarina e coreógrafa Ana Clara Guerra Marques.
No programa, Ana Clara Guerra Marques faz uma abordagem sobre o diálogo da dança tradicional e contemporânea, assim como sobre as suas pesquisas sobre as máscaras africanas e os seus significados artístico e cultural.
Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.
O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um(a) especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.
BIOGRAFIA DE ANA CLARA GUERRA MARQUES
Ana Clara Guerra Marques, bailarina e coreógrafa angolana, é uma das pioneiras da dança contemporânea africana.
Foi directora da Escola de Dança do Ministério da Cultura de Angola, entre 1978 e 1999. Em 1991, funda a primeira companhia de dança profissional, em Angola, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola.
De entre as suas obras, com as quais introduz novas formas e conceitos de espectáculo, figuram Corpusnágua, Solidão, 1 Morto & os Vivos e 5 Estátuas para Masongi, para as quais trabalhou em conjunto com alguns dos mais reconhecidos escritores, pintores e escultores angolanos, como Manuel Rui Monteiro, Pepetela, F. Ningi, Jorge Gumbe, Van-Dúnem e António Ole.