Ondjango Cast

Ondjango Cast


PUBLICIDADE

A Educação nas Sociedades Ovimdundo

Ondjango Cast EP#26 | Daniel Gociante Patissa
Ondjango Cast EP#26 | Daniel Gociante Patissa Imagens: Rede Girassol

Redacção

Publicado às 19h51 20/02/2025

Ondjango Cast #26 – A educação nas sociedades Ovimbundu - rituais de iniciação, suas funcionalidades e importância, com o escritor, jornalista e pesquisador cultural Daniel Gociante Patissa.

O convidado do 26º episódio do Ondjango Cast, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é o escritor, jornalista e pesquisador cultural Daniel Gociante Patissa.

No programa, Daniel Gociante Patissa explica-nos de forma detalhada todo o processo que compõe os rituais de iniciação para os Ovimbundu, sua mundividência numa visão ancestral e contemporânea.

Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o Ondjango Cast é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com

O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um(a) especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em temas ligados à ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricas, povos originários e outras curiosidades.

Biografia de Daniel Gociante Patissa

Daniel Gociante Patissa nasceu na comuna do Monte Belo, município do Bocoio, província de Benguela, em Dezembro de 1978.

É licenciado em Linguística, com especialização em Inglês, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila.

Membro efectivo da União dos Escritores Angolanos, foi distinguido com o Prémio Provincial de Benguela de Cultura e Artes 2012, na categoria de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, pelo “seu contributo na divulgação da língua local Umbundu, na perspectiva das tradições orais, através do conto e das novas Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Foi ao participar de um programa infantil da Televisão Pública de Angola (TPA), em 1996, que revelou as suas inclinações para o Jornalismo e a Literatura.

Actuou como gestor de projectos de desenvolvimento comunitário, tradutor/intérprete (Umbundu-Português-Inglês) e jornalista freelancer, dando o seu contributo como membro da sociedade civil.

Sua trajectória como autor teve início em 2010, com a publicação do livro de contos “A Última Ouvinte”. Em seguida, lançou a novela “Não Tem Pernas o Tempo” (2013), e os livros de poesia “Guardanapo de Papel”, em 2014, de contos “Fátussengóla, o Homem do Rádio que Espalhava Dúvidas”, em 2014, e de crónicas “O Apito que Não se Ouviu”, em 2015.

PUBLICIDADE