Política

Política


PUBLICIDADE
Publicidade

PR reinaugura Base Naval do Soyo

Presidente da República, João Lourenço, reinaugura Base Naval do Soyo
Presidente da República, João Lourenço, reinaugura Base Naval do Soyo Imagens: Augusto dos Santos

Redacção

Publicado às 10/07/2023 10h41 - Atualizado às 10/07/2023 10h49

Luanda - A Base Naval ampliada e modernizada da cidade do Soyo, na província do Zaire, foi esta segunda-feira reinaugurada, pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço.

Na ocasião, o Presidente da República cortou a fita que marca a entrada em funcionamento daquela infra-estrutura militar estratégica, no quadro das comemorações do 47º aniversário da Marinha de Guerra Angolana, que hoje se assinala.

A Base Naval Norte, erguida numa área total de construção de 111 mil e 500 metros quadrados, conta com um canal de acesso e uma bacia de manobras, que levou a dragagem de 6 milhões e 130 mil metros cubicos de terra, e nela se destacam o Cais de Acostagem, com 330 metros de extensão, bem como as três pontes Cais, com uma extensão total de 374 metros.

Integra ainda um passadiço flutuante de 115 metros para a atracagem de embarcações ligeiras, rampa de desembaque, entre outros.

Além das novas instalações, os trabalhos terrestres também incluiram a antiga base militar onde irá funcionar os serviços administrativos de apoio, espaços para as actividades físicas, refeitório, sistemas de detenção de incêndio e energia.

O processo de ampliação e modernização da infra-estrutura, iniciado em Março de 2021, foi um investimento do Executivo angolano.

A Base Naval do Soyo é uma unidade de apoio à Região Naval Norte, que, além do Zaire, integra as providências de Luanda, Bengo e Cabinda.

O projecto ocorre no quadro do programa de potenciação e reequipamento dos meios navais, em curso na Marinha e, com isso, dotou-se este ramo das FAA com infra-estruturas modernas adequadas aos elevados padrões internacionais do sector de defesa naval, para assegurar a vigilância e segurança marítimas, reforçando a sua prontidão operacional.

A entrada em funcionamento das novas infra-estruturas da Base Naval do Soyo trará ganhos para o país, mormente no desdobramento de forças para o cumprimento de missões em áreas de responsabilidade de Angola, com realce para as regiões do Golfo da Guiné, dos Grandes Lagos e outras do continente africano.

Banhada pelo Oceano Atântico, Angola conta com uma costa marítima de 1.650 quilómetros de Norte ao Sul. 

 

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade