Política

Política


PUBLICIDADE
Publicidade

Argélia quer reforço da parceria económica com Angola

Presidente da AN, Carolina Cerqueira, recebe embaixador da Argélia em Angola
Presidente da AN, Carolina Cerqueira, recebe embaixador da Argélia em Angola Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 07h21 03/08/2023 - Actualizado às 16h10 17/08/2023

Luanda - O embaixador da Argélia, Abdelhakim Mihoubi, manifestou, quarta-feira, em Luanda, a necessidade do reforço da parceria económica com Angola no sector petrolífero e na formação de quadros, noticiou a Angop.

Ao falar à imprensa, no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o diplomata disse que, apesar de existir uma relação comercial entre os dois países, é preciso relançar a cooperação económica bilateral.

 Frisou que o seu país está igualmente disponível para formar quadros angolanos no ramo de hidrocarbonetos (petróleos), no quadro da parceria entre a Sonangol e a Sonatrach.

A Sonatrach é a maior companhia argelina e o 11º maior consórcio petrolífero do mundo.

O diplomata disse, por outro lado, que as relações inter-parlamentares entre os dois países são boas e augurou a criação, nos próximos tempos, de grupos de amizade inter-parlamentares entre os dois países.

Visita de Carolina Cerqueira à Argélia

O embaixador deu a conhecer que o encontro serviu, igualmente, para aflorar sobre o projecto de visita da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, à República da Argélia, agendada para Novembro.

A representação diplomática argelina em Angola está a preparar uma exposição fotográfica de nacionalistas angolanos que participaram na luta de libertação nacional, entre os quais a do fundador da Nação angolana, Agostinho Neto, com apoio da Argélia.

Segundo o diplomata argelino, a exposição fotográfica é a prova das fortes relações e históricas entre os dois países.

As relações de amizade tiveram início antes da independência de Angola, quando este país árabe prestava apoio diplomático, material e militar na sua luta pela independência.

No período pós-independência o apoio da Argélia foi notório para a formação dos primeiros quadros angolanos, em particular do sector dos petróleos.

Angola e Nigéria aprofundam relações

Ainda na quarta-feira, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dialogou com a embaixadora da Nigéria acreditada no país, Monique Oshame Ekpong's, com quem passou em revista o aprofundamento das relações bilaterais e Interparlamentares.

 A ocasião serviu também para a líder do parlamento angolano formalizar o convite ao homólogo nigeriano para participar na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) que Angola vai acolher em Outubro deste ano.

A diplomata nigeriana ressaltou, na ocasião, os esforços que têm sido empreendidos por Carolina Cerqueira na dignificação da mulher ao nível parlamentar e na sociedade.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975.

Os dois países mantêm boas relações de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança.

Carolina Cerqueira dialoga com diplomata saharaui

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu igualmente, em audiência, o embaixador da República Árabe Saharaui Democrática acreditado em Angola, Hamdi El Jalil Aall.

 O diplomata disse que o encontro teve como objectivo o aprofundamento das relações entre os dois países amigos.

Agradeceu a solidariedade que o seu país sempre recebeu da República de Angola e de outros Estados para com a causa saharaui.

A República Árabe Saharaui é um território da África Setentrional, limitado a Norte por Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias.

O país reivindica a soberania do território ocupado pelo Reino de Marrocos há mais de 40 anos, logo após a retirada da Espanha. 

 


Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade