Chefes de Estado chegam a Luanda para Cimeira da SADC
Luanda - Os Presidentes da Namíbia, Hage Geingob, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da RDC, Félix Tshisekedi, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, desembarcaram esta quarta-feira em Luanda, para participarem na 43ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que se realiza quinta-feira em Angola.
Escalaram no mesmo dia a capital angolana os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, do Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, os vice-presidentes da Tanzânia, Philip Mpango, e das Seychelles, Ahmed Afifo, e o antigo Primeiro-Ministro das Comores, Hamada Madi.
Ainda hoje aguarda-se pela chegada dos Chefes de Estado do Botswana, Mokgweetsi Masisi, do Malawi, Lazarus Chakwera, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.
Durante a Cimeira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, assumirá a liderança rotativa da organização, para o mandato de 2023/2024, em substituição do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.
Entre outros assuntos, será apresentado, na sessão, o relatório do Presidente do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança, bem como analisada a implementação do Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional 2020-2030.
A Cimeira decorrerá sob o tema “Capital Humano e Financeiro: Os Principais Motores para a Industrialização Sustentável na Região da SADC”, e vai abordar igualmente o Roteiro de Industrialização 2015-2063.
Os Chefes de Estado da Troika tinha previsto para hoje um encontro onde deveriiam analisar questões ligadas a estabilidade política, defesa e segurança na região.
A reunião que antecede a 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC os Presidentes da Zâmbia, Hakainde Hichilema, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e da Namíbia, Hage Geingob.
Entre as questões, em análise, constam a situação de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e em Cabo Delgado, em Moçambique.
A Troika tem mandato para dirigir e orientar os Estados-membros em assuntos que ameacem a estabilidade na região.
Entre outros assuntos, será apresentado, na sessão, o relatório do Presidente do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança, bem como analisada a implementação do Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional 2020-2030.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, e dedicada à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.
Integram a SADC Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.