Política

Política


PUBLICIDADE
Publicidade

Presidente da República regressou ao país após Cimeira da CPLP em São Tomé

Presidente da República regressou ao país após Cimeira da CPLP em São Tomé
Presidente da República regressou ao país após Cimeira da CPLP em São Tomé Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 08h32 28/08/2023

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao país domingo, à noite, proveniente de São Tomé e Príncipe, onde participou na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e passou a presidência rotativa da organização ao país anfitrião.

Ao intervir na abertura do evento, João Lourenço lembrou que Angola conduziu os destinos da CPLP até a data da passagem do testemunho a São Tomé e Príncipe, sempre empenhados em empreender acções que pudessem reflectir no plano prático o espírito do tema que serviu de base à sua presidência pro-tempore, sob o Lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável”.

O Chefe de Estado Angolano sugeriu que algumas das acções que realizadas devem ter continuidade já sob a nova liderança da CPLP, a fim de se concretizarmos alguns dos objectivos, que consistem na revisão dos estatutos da organização, no lançamento das bases para a expansão do mercado intercomunitário e na promoção de iniciativas que visam o reforço da cooperação económica ao nível dos Estados-Membros.

João Lourenço lembrou que além disso, houve um conjunto de iniciativas que foram levadas a cabo, entre as quais a Reunião conjunta dos Ministros da Economia, Comércio e Finanças da CPLP, o Fórum das Agências de Promoção do Comércio e Investimento da CPLP, o 8.º Encontro da Rede Lusófona da Concorrência, promovido pela autoridade reguladora da concorrência da República de Angola e o diálogo sobre pequenos negócios e empreendedorismo da CPLP.

“Todas essas iniciativas, tinham por finalidade dar passos em frente no caminho que temos vindo a percorrer para ampliar e reforçar a cooperação entre nós, de modo a dar sustentabilidade à implementação da ideia que dá forma e conteúdo ao Pilar Económico”, sublinhou o líder angolano.

No debate político "Juventude e Sustentabilidade na CPLP", João Lourenço reafirmou o papel preponderante dos jovens no progresso dos Estados-membros da CPLP e no crescimento da organização.

“Defendo a necessidade de nos concertarmos e conceber, de forma colectiva, programas e projectos concretos de apoio à juventude, pelo que realço a pertinência da criação de instituições de que podemos retirar benefícios comuns”, realçou.

O Presidente da República reconheceu que o desafio é grande porque não basta educar e formar, mas também precisa-se organizar melhor as economias dos respetivos países para gerarem mais postos de trabalho.

O Chefe de Estado angolano reiterou que a necessidade do sector empresarial privado crescer consideravelmente para absorver uma boa parte dos jovens que todos os anos concluem sua formação académica e técnico profissional nos diferentes estabelecimentos de ensino.

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade