Política

Política


PUBLICIDADE

Interpol debate prevenção e repressão à criminalidade organizada transnacional

Interpol reunida em Luanda na 26ª conferência regional da organização
Interpol reunida em Luanda na 26ª conferência regional da organização Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h08 03/10/2023 - Actualizado às 13h09 03/10/2023

Luanda – Cerca de trezentos e cinquenta delegados da Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol) estão reunidos, desde hoje, em Luanda, para debater a Estratégia Regional Africana desta organização, no âmbito da prevenção e repressão à criminalidade organizada transnacional.

Trata-se da vigésima-sexta conferência regional que, dentre vários assuntos, vai abordar aspectos relacionados com o combate e a aplicação de leis sobre crimes cibernéticos, financeiros e de corrupção, tráfico de seres humanos, terrorismo e pirataria marítima.

O evento, que decorre entre terça e quinta-feira, pretende, igualmente, aumentar o reforço da cooperação internacional em matéria policial e criminal, adequando-o aos desafios do contexto actual.

Além do presidente da Interpol, Ahmed Nasser Al-Raisi, participam no evento, o secretário-geral, Jürgen Stock e representantes da Afripol, mecanismo da União Africana para a cooperação policial e da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), bem como delegados de países africanos, dos Estados Unidos da América, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Qatar, Sérvia, Guatemala e Brasil.

Na segunda-feira, o presidente da Interpol, Ahmed Naser Al-Raisi, elogiou a liderança de Angola nos seus esforços no quadro da luta contra os crimes cibernéticos no continente africano.

Ahmed Naser Al-Raisi, que falava a imprensa à saída de uma audiência com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, agradeceu as autoridades angolanas por terem permitido a realização, no país, do vigésimo-sexto encontro regional da organização.

PUBLICIDADE