Reforço da cooperação domina encontro entre Presidentes de Angola e do Quénia
Nairobi - O reforço da cooperação económica entre Angola e o Quénia, bem como aspectos ligados ao interesse bilateral, estiveram no centro do encontro, sexta-feira, em Nairobi, entre o Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo queniano, William Ruto.
No quadro da visita do Presidente angolano ao Quénia, deverão ser assinados 13 instrumentos jurídicos submetidos pela Comissão Mista Bilateral, para o reforço da cooperação nos domínios da saúde, agricultura, ambiente, recursos minerais, petróleo e gás, turismo, telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação, transporte e cooperação marítima, comércio e indústria, juventude, entre outros.
Consta também Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura do Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia.
A cooperação entre os dois países será, igualmente, alicerçada pelo Memorando de Entendimento entre a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e a Escola do Governo do Quénia no Domínio do Desenvolvimento de Capacidades no Serviço Público.
Segundo o programa da visita, João Lourenço desloca-se hoje, sábado, ao Mausoléu de Jomo Kenyatta, onde repousam os restos mortais do primeiro Presidente do Quénia, para render homenagem.
A relação de amizade entre Angola e o Quénia remonta aos anos da luta pela independência, quando o então Presidente da República do Quénia, Jomo Kenyatta, reuniu à mesma mesa, em 1975, os líderes dos movimentos de libertação de Angola, para o alinhamento de uma visão comum sobre a sua libertação.