Política

Política


PUBLICIDADE

PR inteira-se sobre a situação socio-económica na Lunda-Sul

PR reune-se com Governo da Lunda-Sul, em Saurimo
PR reune-se com Governo da Lunda-Sul, em Saurimo Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 08h05 28/11/2023 - Actualizado às 22h15 28/11/2023

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, segunda-feira, em Saurimo, da situação socio-económica predominante na província da Lunda-Sul, durante a reunião que manteve com os membros do Governo local, no âmbito da sua visita de trabalho de 48 horas àquela parcela do território angolano.

Durante a reunião, o governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, apresentou o quadro geral do território que dirige, destacando realizações e necessidades em diferentes domínios, como o do fornecimento de energia e água, o estado da educação, agricultura, transportes, saúde, entre outros.

Na ocasião, os responsáveis pelos pelouros em questão deram explicações sobre cada um dos aspectos levantados pelo Governador provincial.

Daniel Neto destacou que a dinâmica imprimida no trabalho ao nível da província é séria e rigorosa, “mas não consegue correr mais” porque existem dificuldades de vária ordem, que inclui a questão da dívida pública aos empresários locais, avaliada em cerca de 16 mil milhões de kwanzas.

O Governador deu a conhecer que os empresários da província têm estado a contribuir e ajudar muito, pelo que, uma vez ultrapassado o constrangimento da dívida pública local, eles poderiam contribuir dar muito mais para a resolução dos problemas sociais e económicos da região.

Em jeito de conclusão, o Presidente da República disse que “existe muito trabalho pela frente, muitos desafios a vencer, consubstanciados na conclusão de projectos em construção e no início de outros que se revelarem necessários ao bem-estar das populações”.

O Chefe de Estado encontra-se na Lunda-Sul, desde a manhã de segunda-feira, onde inaugurou o projecto de exploração diamantífera do Luele, localizado a aproximadamente a 35 km da cidade de Saurimo, capital da referida província.

PUBLICIDADE