INVESTIMENTO

PR inaugura Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto

DR - vista do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto
DRImagem: vista do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto

10/11/2023 07h09

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou hoje, sexta-feira, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), situado a cerca de 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda.

O governo investiu cerca de 2.8 mil milhões de dólares americanos para a construção desta prestigiosa infraestrutura aeroportuária do país que, a partir de hoje, coloca Angola na lista dos países africanos detentores de aeroportos modernos.

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está preparado para receber aviões de grande porte, incluindo o Boeing B747 e o Airbus A380, e para acolher 15 milhões de passageiros e processar até 130 mil toneladas de carga por ano.

Entretanto, o cronograma da operacionalidade do novo aeroporto, divulgado pelo Ministério dos Transportes, prevê que o AIAAN deverá entrar em funcionamento de forma faseada, sendo a 1ª, que hoje inicia, reservada apenas aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.

A 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos, enquanto as operações para voos internacionais estão previstas apenas prevista para o mês de Junho de 2024.

Valências e facilidades do novo aeroporto

O maior e mais moderno aeroporto de Angola conta com 31 mangas para embarque e desembarque, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.

Entre as várias valências que colocam o AIAAN ao patamar dos melhores aeroportos africanos, destaca-se a disponibilidade de 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), um parque de estacionamento para mil e 710 viaturas, 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros. 

Para o acolhimento de passageiros interessados em pernoitar ou descansar algumas horas nas imediações do aeroporto, estão previstos dois hotéis, com 53 e 500 quartos respectivamente.

Gestão aeroportuária

Numa primeira fase, o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória, e estará sob gestão temporária do ATO (gestor temporário do aeroporto, entidade responsável pela implementação de todas as medidas que garantem a activação e operacionalização, por um período de 12 meses.

O Ministério dos Transportes faz saber que a gestão temporária, pelo ATO, visa garantir a continuidade das operações enquanto se desenvolve o processo de concessão da infraestrutura a uma multinacional com experiência comprovada em gestão de aeroportos de grande dimensão.

Vantagens do AIAAN perante os aeroportos concorrentes

O novo Aeroporto Internacional de Luanda será provavelmente uma plataforma essencial para as ligações aéreas entre África e o resto do mundo, tendo em conta o posicionamento geoestratégico de Angola.

O facto de Angola estar localizado há três horas de voo para a maior parte das capitais dos países da africa austral e central e no centro entre a China, que o maior produtor de bens e América Latina que é um dos maiores consumidores, será um factor importante perante os outros aeroportos concorrentes.

Promoção do turismo e da imagem do país

Espera-se também que o novo aeroporto internacional seja um factor impulsionador do turismo e de promoção da reputação de Angola além-fronteiras, através da prestação de bons serviços aos visitantes.
Finalmente, a inauguração do aeroporto hoje, confirma a satisfação da promessa feita pelo Presidente da República, no primeiro trimestre deste ano.

“Teremos o aeroporto no final do ano. Vamos inaugurá-lo”, afirmou João Lourenço, no dia 27 de Março, depois de ter visitado a infraestrutura, e se reunido com os representantes da Indústria de Avião da China (Aviation Industry Corp of China – AVIC), instituição responsável pela execução final das obras desse aeroporto, depois de mais de 10 anos de interregnos e sobressaltos de ordem técnica e financeira.

Mais lidas


Últimas notícias