Política

Política


PUBLICIDADE

Angola e China passam em revista relações da cooperação bilateral

Angola e China passam em revista relações da cooperação bilateral
Angola e China passam em revista relações da cooperação bilateral Imagens: Mirex

Redacção

Publicado às 20h59 06/12/2023

Luanda – Delegações de Angola e China passaram em revista, quarta-feira, o nível das relações bilaterais, com foco no desenvolvimento político, económico e social, fortalecimento e aprofundamento da cooperação, em vários domínios, entre os dois países.

Durante o encontro, as delegações dos dois países analisaram também o processo de integração de Angola e da China no âmbito regional e internacional, assim como trocaram impressões sobre questões multilaterais e a situação mundial vigente.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o seu homólogo chinês, Wang Yi, chefiaram as delegações dos respetcivos países às conversações, que durante a reunião realçaram o marco do estabelecimento das relações político-diplomáticas que, a 12 de Janeiro de 2023, culminou com a celebração do seu quadragésimo aniversário.

Téte António e Wang Yi debruçaram-se também sobre as reformas em curso em Angola e enalteceram os esforços do Executivo angolano na busca de condições para o bem-estar da população e a criação de um ambiente de negócios propício.

Ao analisar a situação internacional e algumas questões multilaterais, os representantes dos dois países falaram sobre o processo de reforma do Conselho de Segurança da ONU, e destacaram o impacto da evolução dos BRICS na economia global, a repercussão internacional dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, o Israel e Hamas.

O ministro Téte António encontra-se desde terça-feira em Beijing para uma visita oficial de 72 horas à China, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação entre a República de Angola e a República Popular da China.

PUBLICIDADE