Angola e União Europeia analisam relações bilateralmente estratégicas
Luanda - O Ministério das Relações Exteriores acolheu, quinta-feira, em Luanda, a VI Reunião Técnica Conjunta sobre o Caminho Conjunto Angola-União Europeia.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), a ocasião serviu para os participantes analisarem e discutirem os pontos constantes do projecto de comunicado conjunto Angola-União Europeia, a ser submetido na VI Reunião Ministerial do Caminho Conjunto Angola-União Europeia, agendada para o dia 10 do corrente mês.
“O propósito central deste encontro ministerial é explorar as relações de cooperação e parceria entre Angola e a União Europeia, delineando áreas prioritárias para um diálogo político de nível superior no futuro próximo”, lê-se na nota de imprensa.
O encontro foi orientado pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, e pela Directora Geral para África, Serviço Europeu de Acção Externa, Rita Laranjinha.
Além dos representantes da delegação da União Europeia em Angola, estiveram presentes na reunião, membros de vários departamentos ministeriais, incluindo sectores como Ambiente, Finanças, Economia e Planeamento, Justiça e Direitos Humanos, Indústria e Comércio, Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, bem como o INAPEM.
O documento do Mirex recorda que o Acordo político “Caminho Conjunto Angola-UE”, estabelecido em 23 de Julho de 2012, marcou o início de uma nova etapa nas relações bilateralmente estratégicas entre os dois parceiros.
Este Acordo, segundo a nota de imprensa, fundamentado nos princípios da democracia, Estado de Direito, Direitos Humanos, boa governação, equidade, propriedade e responsabilidade conjunta, reforça o intercâmbio de diálogo político em domínios de interesse mútuo.