Angola apresenta Plano Nacional de Promoção Turística na ONU


Nova Iorque - Angola apresentou, em Nova Iorque, o Plano Nacional de Promoção Turística (PLANATUR), como um dos eixos da sua economia que visa assegurar investimentos directos, em grande escala, para facilitar o acesso dos turistas ao país, e a sua mobilidade em território angolano, segundo uma nota distribuída, quarta-feira, à imprensa pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
A nota indica que a informação consta na declaração depositada, terça-feira, pelo Representante Permanente de Angola nas Nações Unidas, Francisco José da Cruz, no âmbito do debate temático de alto nível sobre “Promoção do Turismo Sustentável e Resiliente”, inserido nas actividades da Semana da Sustentabilidade da ONU, que decorre desde 15 de Abril.
O documento acrescenta que Angola pretende igualmente desenvolver infra-estruturas de serviço público, salvaguardar a formação e qualificação do pessoal para a prestação de serviços e melhorar o quadro legal e regulatório da actividade turística no país.
Na mesma declaração, Angola afirma que o turismo pode contribuir directa ou indirectamente para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, particularmente dos ODS 8, 12 e 14: crescimento económico inclusivo, consumo, produção e utilização sustentáveis dos oceanos e dos recursos marinhos, respectivamente.
“Angola tem um forte potencial no turismo, o que representa uma oportunidade excepcional para potenciar o processo em curso de diversificação da economia do país”, lê-se na declaração.
A nota diz que foi ainda reiterado o facto de que o sector do turismo pode desempenhar um papel significativo na agenda de desenvolvimento sustentável do país, criando empregos, distribuindo oportunidades económicas e melhorando a qualidade de vida das comunidades.