Morreu antigo Primeiro-Ministro e deputado França Van-Dúnem
Luanda - Morreu na manhã de hoje, quarta-feira, em Portugal, o deputado e antigo Primeiro-Ministro, Fernando José de França Van-Dúnem, apurou a Rede Girassol de fonte familiar.
Diplomata de carreira, França Van-Dúnem, que tinha 90 anos de idade, foi Presidente da Assembleia Nacional, de Novembro 1992 a Junho de 1996, embaixador de Angola em Portugal e na Bélgica, vice-ministro das Relações Exteriores, ministro da Justiça e primeiro-ministro. Foi, igualmente, professor catedrático e titular na Universidade Católica de Angola.
No plano internacional, foi alto funcionário da Organização da Unidade Africana, actualmente União Africana, e responsável pela sua administração em Addis Abeba (Etiópia). França Van-Dúnem foi, também, primeiro vice-presidente do Parlamento pan-africano.
Em Junho de 2015, o antigo deputado da bancada parlamentar do MPLA, foi homenageado pela Casa Civil do Presidente da República e pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo seu desempenho em Direito Internacional e o seu contributo à política externa de Angola.
Em Novembro de 2021, a Universidade Católica de Angola atribuiu, o título de professor emérito, pelo contributo dado ao avanço do ensino e da ciência, sobretudo na área do direito.
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na docência, França Van-Dúnem leccionou nas faculdades de direito das universidades Católica de Angola e Agostinho Neto.