Política

Política


PUBLICIDADE

Ministros da CPLP debatem mobilidade juvenil e data e local da próxima cimeira

Ministros das Relações Exteriores do Países da CPLP
Ministros das Relações Exteriores do Países da CPLP Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 12h48 19/07/2024 - Actualizado às 15h12 19/07/2024

Luanda - o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António participa, esta sexta-feira, na vigésima nona reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer na cidade de São Tomé (São Tomé e Príncipe), para analisar a mobilidade juvenil.

O secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros de São Toimé e Príncipe e presidente do Conselho de Ministros da comunidade, Gareth Guadalupe, discursaram na abertura da reunião, que tem agendado um debate político subordinado ao tema “O Impacto da Mobilidade Juvenil no Espaço da CPLP para o Fortalecimento de Economias Sustentáveis”.

O Conselho de Ministros da CPLP analisa igualmente a data e o local da próxima cimeira e a mobilidade juvenil, assim como vai se debruçar sobre a cerimónia de entrega do prémio de um concurso que promove o português.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe, preside a reunião, porque o seu país detém actualmente a presidência rotativa da organização.

“Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP” é o tema proposto para o concurso de Escrita Criativa - Dia Mundial da Língua Portuguesa, cuja cerimónia de entrega do prémio está na agenda do encontro dos ministros.

“Constitui um momento de celebração e reconhecimento do talento dos jovens escritores”, esclarece um documento da CPLP, que adianta que o concurso é uma iniciativa integrada no Plano Estratégico de Cooperação em Educação e no projecto da Rede de Escolas Amigas da CPLP.

Elisiane Cabral, de Cabo Verde, Zelia Marçal, de Timor-Leste, e Leonardo Pereira, de Portugal, foram, por esta ordem, os três primeiros classificados do concurso internacional, em que concorreram 131 trabalhos.

A CPLP tem como estados-membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PUBLICIDADE