Política

Política


PUBLICIDADE

Delegações ministeriais do Rwanda e da RDC reúnem-se em Luanda a 30 de Julho

Edifício do MIREX, em Luanda
Edifício do MIREX, em Luanda Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h53 19/07/2024 - Actualizado às 12h53 19/07/2024

Luanda – Delegações ministeriais do Rwanda e da República Democrática do Congo (RDC) reúnem-se em Luanda, a 30 do corrente mês, para analisar a situação política na região, no âmbito do denominado "Processo de Luanda".

Um comunicado do Ministério angolano das Relações Exteriores, divulgado quinta-feira, adianta que esta segunda reunião ministerial resulta dos encontros realizados, em separado, pelo Presidente João Lourenço, de Angola, enquanto mediador do conflito designado pela União Africana, com os presidentes da RDC, Félix Tshisekedi e do Rwanda, Paul Kagamé, em Fevereiro e Março do corrente ano, respectivamente.

“Ambas as partes acordaram realizar a referida reunião, na sequência de consultas efetuadas pela mediação angolana e em conformidade com as conclusões da primeira sessão da reunião ministerial que teve lugar em Luanda, a 21 de Março de 2024 que, entre outros, decidiu a realização de uma segunda sessão”, refere o comunicado.

O "Processo de Luanda" é uma iniciativa do Presidente angolano que visa a resolução do conflito no leste da RDC, através da promoção do diálogo entre congolenses e ruandeses que alegadamente apoia os rebeldes do M23.

Desde 1998, o leste da RDC está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo exército, apesar da presença da missão de manutenção da paz da ONU (MONUSCO).

No final de 2021, o movimento rebelde M23 e as tropas do exército ruandês avançaram na província do Kivu do Norte, onde derrotaram o exército congolês e os seus aliados, tendo inclusivamente criado um governo paralelo nas zonas que controlam.

Até ao final do ano passado, as autoridades ruandesas negaram publicamente ter colocado o seu exército ao lado dos rebeldes do M23, mas desde o início deste ano que Kigali (capital do Rwanda) não tem desmentido a informação.

PUBLICIDADE