Política

Política


PUBLICIDADE

Chefe de Estado inaugurou Hospital Geral "Heróis de Kifangondo"

PR inaugura Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo"
PR inaugura Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo" Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 16h04 19/07/2024 - Actualizado às 16h25 19/07/2024

Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, inaugurou hoje, sexta-feira, em Luanda, o Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo", com capacidade para 300 camas, das quais 150 reservadas à pediatria.

O Presidente da República, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias, assistiu a um vídeo sobre o hospital, descerrou a placa de inauguração e percorreu a unidade hospitalar que vai funcionar com mais de mil profissionais, e tem em um único bloco serviços ambulatórios, nas especialidades de quimioterapia, oncologia e imagiologia.

O hospital, construído num terreno de seis hectares, possui um edifício principal com blocos de emergência, logística e laboratório, bem como áreas para consultas externas, de hemodiálise e reabilitação.

A unidade tem ainda cinco edifícios periféricos de oncologia, refeitório, apoia a área técnica, morgue e lavandaria, sendo que as obras tiveram início em Novembro de 2021, e orçaram em 139 milhões e 216 mil euros.

Com o Hospital Geral "Heróis de Kifangondo", eleva-se para 21 unidades sanitárias em Cacuaco, das quais seis centros médicos, 13 postos de saúde e um hospital municipal. 

No passado mês de Abril, recorde-se, João Lourenço inaugurou o Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho, com capacidade para 356 camas.

De salientar que a construção de hospitais, centros médicos e postos de saúde pelo país, tem como objectivo assegurar que os serviços de saúde cheguem a todos os que deles necessitem. Desde 201, o Executivo investiu na construção, expansão, e reabilitação de 163 novas unidades de saúde, das 155 são para cuidados primários.

Assim, a capacidade de camas aumentou de um mínimo de 13.426 para 37.808 no período de 2017 a 2022. O acesso aos cuidados primários de saúde triplicou, passando de 25% para 70%.


 

 

 

 

PUBLICIDADE