Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço recebe Primeiro-Ministro português

PR recebe Primeiro-Ministro português
PR recebe Primeiro-Ministro português Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 10h57 23/07/2024 - Actualizado às 12h16 23/07/2024

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje, terça-feira, o Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois Estados.

Luís Montenegro chegou hoje a Angola para uma visita oficial de três dias, que inclui várias actividades e encontros com entidades angolanas com o objectivo de fortalecer as relações políticas, económicas, culturais e tornar mais regulares e intensos os contactos de alto nível entre os Governos dos dois países.

Antes da deslocação ao Palácio Presidencial, rendeu homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago, tendo na ocasião recebido explicações sobre o acervo do fundador da Nação angolana.   

No período a tarde irá à Escola Portuguesa de Luanda e à Fortaleza de São Miguel, que alberga o Museu de História Militar, e deverá encontrar-se com a comunidade portuguesa residente na capital do país.

Para quarta-feira, o programa reserva visitas as empresas Refriango e a Powergol, esta última com origem em Braga e que opera na área da energia e equipamentos eléctricos.

Na quinta-feira, último dia da visita, Luís Montenegro visitará à província de Benguela, onde vai tomar contacto com o que está a ser feito em torno do Corredor do Lobito, projecto de desenvolvimento financiado pelos Estados Unidos da América (EUA) e União Europeia (UE).

O primeiro-ministro português faz-se acompanhar do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, da Economia, Pedro Reis, bem como pelos secretários de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nuno Sampaio, em representação do chefe da diplomacia, Paulo Rangel, que se encontra no Rio de Janeiro a participar na reunião do G20.

Durante a reunião de consultas políticas entre delegações dos dois países, realizada no mês passado, em Luanda, foram identificados 17 instrumentos jurídicos, com previsão de serem assinados agora, no decurso da visita do Primeiro-Ministro português.

Na altura, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou o encontro como resultado da dinâmica da relação entre os dois países e a identificação de novos instrumentos jurídicos – que na altura ainda estavam em negociação - a oportunidade do reforço das relações bilaterais.

.

PUBLICIDADE