Política

Política


PUBLICIDADE

Processo da ex-juíza presidente do TC segue para o tribunal brevemente

PGR diz que caso ex-juíza presidente do TC segue para o tribunal
PGR diz que caso ex-juíza presidente do TC segue para o tribunal Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h51 25/07/2024

Luanda – O processo da ex-juíza presidente do Tribunal de Contas (TC), Exalgina Gamboa, que renunciou o cargo por suspeitas de corrupção segue nos próximos dias para o tribunal, anunciou, quarta-feira, em Luanda, o Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta.

“Estamos a trabalhar para que o processo siga para o tribunal, ainda não foi, mas está tudo pronto para isso”, disse Pitta Grós, questionado pelos jornalistas sobre o processo que envolve a ex-presidente do Tribunal de Contas, no final de um encontro com uma delegação do Tribunal Administrativo da SADC, em Luanda.

A ex-juíza presidente do Tribunal de Contas apresentou a sua renúncia ao cargo em Março do ano passado pouco depois de ser constituída arguida, por suspeitas de corrupção.

Exalgina Gambôa e o seu filho Hailé da Cruz foram constituídos arguidos por crimes de extorsão e corrupção, um processo de inquérito foi aberto "em reacção a informações e denúncias públicas".

O Presidente angolano, João Lourenço, já tinha anunciado que tinha convidado Exalgina Gambôa a renunciar ao cargo no dia 21 de Fevereiro devido às várias "ocorrências" que a envolviam.

PUBLICIDADE