Política

Política


PUBLICIDADE

Embaixadores da SADC no Egipto buscam parcerias no domínio agrícola

Embaixadores da SADC no Egipto
Embaixadores da SADC no Egipto Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 12h24 26/07/2024 - Actualizado às 12h24 26/07/2024

Cairo – O embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Cosme, encabeçou quarta-feira, uma Missão do Grupo de homólogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) no Egipto, que visitou três empreendimentos agrícolas na província de Elbehara, localizada na parte norte do Delta do Nilo.

A Missão, integrada pelos embaixadores e outros diplomatas de Angola, RDC, Zâmbia, Tanzânia, Maurícias, Zimbabwe, Moçambique, Namíbia e Malawi, além de funcionários do Ministério da Agricultura egípcio, tinha como objectivo conhecer e avaliar a experiência daquele país no domínio da produção agrícola, na perspectiva do estabelecimento de parcerias, tendo em conta o seu rico histórico específico.

Em relação a Angola, os empreendimentos visitados manifestaram interesse de estabelecer parceria e cooperar, nos modelos Governo/Governo e público-privados, nos domínios da produção, sendo que nos dois casos, o Egipto forneceria técnicos e equipamentos, enquanto o Governo procederia a cedência de espaços, modelos actualmente em execução com a Zâmbia e a Tanzânia, entre outros países além da região da SADC.

Se disponibilizam igualmente em formar quadros na área do controlo e qualidade agro-alimentar, bem como o sistema de irrigação para prática agrícola em zonas desérticas, no âmbito do acordo geral de cooperação bilateral existente entre os dois países.

De salientar que o diplomata angolano liderou a Missão, na qualidade do coordenador do Grupo de embaixadores da SADC acreditados na República Árabe do Egipto.

Entre os projectos agrícolas visitados destaca-se a “Gelila Import e Export”, especializada na produção de frutas e vegetais, que são exportadas para mais de 30 países, incluindo Moçambique, Quénia, Uganda, Rwanda, Senegal, Marrocos, Maurícias, Mali e Gâmbia.

Outro objectivo foi a Fazenda “Ragab Farms”, especializada na produção e exportação de produtos agrícolas, hortícolas e de aquacultura, cujos serviços são o controlo de qualidade e segurança alimentar.

Os diplomatas da SADC acreditados no Cairo visitaram, na terceira e última etapa da jornada de campo, um projecto de produção animal e processamento de leite e seus derivados.

PUBLICIDADE