HOSPITAL

Chefe de Estado inaugurou Hospital Geral "Heróis de Kifangondo"

PR inaugura Hospital Geral de Cacuaco
PR inaugura Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo"Imagem: CIPRA

19/07/2024 16h04

Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, inaugurou hoje, sexta-feira, em Luanda, o Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo", com capacidade para 300 camas, das quais 150 reservadas à pediatria.

O Presidente da República, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias, assistiu a um vídeo sobre o hospital, descerrou a placa de inauguração e percorreu a unidade hospitalar que vai funcionar com mais de mil profissionais, e tem em um único bloco serviços ambulatórios, nas especialidades de quimioterapia, oncologia e imagiologia.

O hospital, construído num terreno de seis hectares, possui um edifício principal com blocos de emergência, logística e laboratório, bem como áreas para consultas externas, de hemodiálise e reabilitação.

A unidade tem ainda cinco edifícios periféricos de oncologia, refeitório, apoia a área técnica, morgue e lavandaria, sendo que as obras tiveram início em Novembro de 2021, e orçaram em 139 milhões e 216 mil euros.

Com o Hospital Geral "Heróis de Kifangondo", eleva-se para 21 unidades sanitárias em Cacuaco, das quais seis centros médicos, 13 postos de saúde e um hospital municipal. 

No passado mês de Abril, recorde-se, João Lourenço inaugurou o Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho, com capacidade para 356 camas.

De salientar que a construção de hospitais, centros médicos e postos de saúde pelo país, tem como objectivo assegurar que os serviços de saúde cheguem a todos os que deles necessitem. Desde 201, o Executivo investiu na construção, expansão, e reabilitação de 163 novas unidades de saúde, das 155 são para cuidados primários.

Assim, a capacidade de camas aumentou de um mínimo de 13.426 para 37.808 no período de 2017 a 2022. O acesso aos cuidados primários de saúde triplicou, passando de 25% para 70%.


 

 

 

 

Mais lidas


Últimas notícias