DESASTRE

PR endereça condolências às famílias das vítimas do desastre na Etiópia

Deslizamento de terra faz cerca de 230 mortos na Etiopia - DR
Deslizamento de terra faz cerca de 230 mortos na EtiopiaImagem: DR

26/07/2024 08h17

Luanda - O Presidente da República de Angola,   João Lourenço, endereçou condolências aos familiares das mais de 250 vítimas mortais do deslizamento de terra ocorrido no Sul da Etiópia, na sequência de chuvas torrenciais que caíram sobre a região.

A mensagem de condolências de João Lourenço foi enviada, quinta-feira, à Presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, na sequência dos deslizamentos ocorridos, na zona de Gofa, entre domingo e segunda-feira, e que afectaram milhares de pessoas.

Entretanto, a imprensa e as agências de assistência humanitária que acompanham a situação no terreno anunciaram que o número de mortos subiu para 257, e temem que venha subir para cerca de quinhentos.

A agência de notícias AFP, noticiou quinta-feira que as equipes de resgate prosseguiram com a “procura sombria” por corpos e sobreviventes em Kencho Shacha Gozdi, com multidões de pessoas perturbadas cavando a lama, muitas vezes usando apenas as próprias mãos e pás.

Um dos familiares das vítimas, Salomão Tsoma, disse à AFP que 13 membros da sua família morreram, incluindo os sete filhos de seu tio, os bebês de seu irmão. “Recuperamos 12 corpos, mas não conseguimos encontrar o corpo da minha irmã”, lamentou.

A agência de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) diz que mais de 15.000 pessoas precisam ser evacuadas devido ao risco de novos deslizamentos de terra, incluindo pelo menos 1.320 crianças com menos de 5 anos e 5.293 mulheres grávidas ou puérperas.

Ainda de acordo com AFP, a ajuda começou a chegar à área isolada, incluindo quatro camiões de mantimentos da Cruz Vermelha Etíope.

O deslizamento de terra é o mais mortal já registrado na Etiópia, a segunda nação mais populosa do continente africano, frequentemente atingida por desastres relacionados ao clima.

.

Mais lidas


Últimas notícias