REUNIãO

Delegações da RDC e do Rwanda estiveram reunidas em Luanda

Reunião entre delegações da RDC e do Rwanda - DR
Reunião entre delegações da RDC e do RwandaImagem: DR

16/09/2024 10h51

Luanda - O reforço do diálogo e cooperação entre as delegações ministeriais da República Democrática do Congo e do Rwanda, tendo em vista o fim definitivo das hostilidades na Região Leste da  RDC, esteve no centro da 4.ª Sessão Ministerial, sob a mediação de Angola, realizada sábado, em Luanda.

A reunião, além de ter apreciado o Relatório dos Peritos de Inteligência, serviu para a aprovação da Acta da 3.ª Reunião Ministerial, que decorreu igualmente na capital angolana, nos dias 20 e 21 de Agosto último.

Tal como as anteriores, a reunião teve como finalidade a busca de consenso para a estabilização do Leste da República Democrática do Congo, na sequência da proposta concreta de acordo de paz duradoura e definitiva apresentada pelo Presidente da República, João Lourenço, enquanto mediador designado pela União Africana.

Orientado pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, participaram no encontro a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da RDC, Théresé Kayikwamba Wagner, e o homólogo do Rwanda, Olivier Jean Patrick Nduhungirehe.

A RDC e o Rwanda, sob a mediação de Angola, começaram a discutir a proposta de paz definitiva no passado dia 20 de Agosto, em Luanda, durante a 3ª Reunião Ministerial. O encontro, na altura, sucedeu à entrada em vigor do cessar-fogo entre as partes, no dia 4 de de Agosto.

A necessidade de paz e segurança na região da SADC, segundo o Presidente angolano e mediador do processo, João Lourenço, é um assunto ao qual os Estados-membros empreendem um esforço colectivo, para manter o clima de tranquilidade que, de um modo geral, prevalece na África Austral, embora se mantenha, ainda, o conflito no Leste da RDC, que constitui um desafio ao qual Angola tem vindo a fazer face, com perspectivas animadoras.

 


 

Mais lidas


Últimas notícias