HOMENAGEM
País rendeu homenagem a figura de Agostinho Neto
18/09/2024 07h31
Luanda - A figura de António Agostinho Neto, Herói Nacional e primeiro Presidente da República de Angola, foi homenageada em todo o país e além fronteiras, com a realização de diversas actividades.
Na capital do país, Luanda, o Dia do Herói Nacional, celebrado na terça-feira, foi marcado com a deposição de uma coroa de flores no seu sarcófago, do hastear da Bandeira Monumento na fortaleza de São Miguel, bem como um sarau cultural com a interpretação de canções em homenagem ao também conhecido "Poeta maior".
O programa foi presidido pelo Ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, que destacou as qualidades de Agostinho Neto enquanto político, nacionalista e Homem de cultura.
Sublinhou que a figura de Neto deve ser recordada eternamente de forma que a actual geração e as vindouras conheçam os momentos e os feitos do pai da Nação e proclamador da independência.
Disse que "Neto deixou um legado que deve ser estudado e conhecido por todas as gerações, não só em Angola como por todos aqueles que visitam o país".
O ministro frisou ser importante reconhecer o papel e a dimensão de Agostinho Neto, na conquista da independência, como também na garantia da soberania e da paz, exemplos seguidos pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos e agora igualmente pelo Presidente João Lourenço".
Participaram da cerimónia, membros do Executivo, de partidos políticos, das Forças Armadas Angolanas, do Ministério do Interior, religiosos, entre outros.
António Agostinho Neto nasceu no dia 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, tendo assumido a direcção do MPLA, do qual já era presidente honorário desde 1960, cuja condição culminou com a proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.