Ministro de Estado reitera diálogo contínuo com a banca
Luanda - O Ministro de Estado para a Coordenação da Economia, José de Lima Massano, reafirmou a disponibilidade contínua do Governo para dialogar com o sector bancário, visando encontrar soluções e oportunidades que impulsionem a economia do país.
O Ministro fez este pronunciamento esta quarta-feira durante uma reunião com os presidentes dos conselhos executivos dos bancos comerciais, destacando que o crédito ao sector privado tem vindo a impactar positivamente sobre o crescimento económico.
Durante o encontro, foram discutidos temas como o imposto de selo sobre operações bancárias, mitigação do risco de crédito, garantias soberanas e a organização do Fórum de Negócios EUA-África, que terá lugar em junho de 2025 em Angola.
“Vamos continuar a trabalhar, pois o país tem um grande potencial que é por todos reconhecido, mas que importa transformar em bem-estar social ”, afirmou, elogiando o apoio dos bancos comerciais à economia, apesar das dificuldades ainda existentes.
O governante também apresentou um breve resumo dos desenvolvimentos recentes da economia, com realce para o Produto Interno Bruto, taxa de emprego e inflação que vêm evoluindo positivamente.
Na sua intervenção, José de Lima Massano abordou o turismo, que tem registado um “movimento interessante”, especialmente na zona fronteiriça sul, sublinhando a necessidade de se construir infraestruturas adequadas, com a colaboração da banca.
Em relação ao Corredor do Lobito, mencionou o seu potencial como oportunidade de negócios para exportação.
Anunciou também que está em desenvolvimento uma Estratégia Nacional para o AGOA (Lei de Oportunidade e Crescimento Africano), destinada a facilitar o comércio com os Estados Unidos da América.
Durante o encontro, os representantes da banca manifestaram-se disponíveis e engajados no contínuo suporte ao desenvolvimento económico do país.
Estiveram presentes na reunião a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, o Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Milton dos Santos Reis, e o Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias.
Recorde-se que o Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se em Agosto deste ano com a direcção da banca comercial que opera em Angola.