Angola e Espanha reforçam relações bilaterais
Luanda - No âmbito do reforço e dinamização das relações bilaterais e multilaterais entre a República de Angola e o Reino de Espanha, realizou-se em Madrid, nesta sexta-feira, a 3ª Reunião de Consultas Políticas ao nível de Secretários de Estado.
A reunião foi orientada pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Esmeralda Mendonça, e o seu homólogo de Espanha, Diego Martínez Belío, na presença de altos funcionários dos respectivos departamentos ministeriais.
Durante o encontro, as delegações avaliaram o actual estado da cooperação bilateral, e as perspectivas de expansão das relações entre os dois países, com foco nas áreas político-diplomática e económica.
Esmeralda Mendonça destacou os progressos em projectos estratégicos para o desenvolvimento económico de Angola, com realce para o Corredor do Lobito e o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Sublinhou a importância destas infraestruturas como pilares fundamentais para o incremento das trocas comerciais e do investimento entre Angola e os seus parceiros internacionais, incluindo a Espanha.
A embaixadora apresentou as condições favoráveis e as políticas implementadas pelo Executivo angolano com vista à atracção de investimento estrangeiro, convidando o sector empresarial espanhol a participar activamente nos diversos sectores económicos de Angola.
No plano político-diplomático, ressaltou o papel do Presidente da República, João Lourenço, na resolução do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC) e noutras questões de segurança e estabilidade no continente africano, uma posição amplamente apoiada pela Espanha no quadro da cooperação regional.
O encontro inscreve-se na estratégia de Angola em fortalecer a sua presença no cenário internacional, bem como expandir e consolidar as suas relações com a Espanha nos mais variados domínios, desde a política e economia, até à cultura, ciência e segurança regional.
A 2ª Reunião sobre Consultas Bilaterais ao nível de Secretários de Estados, entre Angola e Espanha, decorreu em Luanda, durante a visita do Secretário de Estado para as Relações Exteriores daquele país europeu, Ildefonso Castro.
O actual quadro das relações de cooperação entre ambos países desenvolve-se num amplo contexto histórico, político-diplomático, económico, comercial, técnico e cultural, cujo aprofundamento das mesmas tem sido marcada por uma troca recíproca de visitas de Alto Nível.