Política

Política


PUBLICIDADE

Delegação da UNSAC trabalha no Bié

Delegação da UNSAC no Bié
Delegação da UNSAC no Bié Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 11h06 07/10/2024 - Actualizado às 11h06 07/10/2024

Luanda - O Bureau do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Austral (UNSAC) encontra-se desde a manhã desta segunda-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, para uma visita, no âmbito das sessões plenárias regulares sobre a dinâmica da paz e segurança na sub-região.

A delegação multisectorial, liderada pela embaixadora Sara Silva, Directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, integra, dentre outros, o embaixador Francisco da Cruz, Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, funcionários dos Ministérios do Interior, Defesa e Administração do Território.

A visita vai abranger também as províncias de Benguela e Huambo, e tem por objectivo partilhar experiências sobre como Angola alcançou a paz definitiva e continua a trabalhar afincadamente para garantir a sua preservação e consolidação.

A agenda de trabalho inclui deslocação à diferentes localidades, monumentos e sítios, nomeadamente o Memorial da Batalha do Cuíto, Projecto do Corredor do Lobito, as regiões de maior ocorrência de flagelo no período de guerra.

A visita enquadra-se nas actividades da 57ª Sessão da UNSAC, realizada no passado mês de Maio, em Luanda,

A UNSAC é composta pelos onze Estados Membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), designadamente Angola, Rwanda, Burundi, Congo, Camarões, República Centro-Africana, São Tomé e Príncipe, Tchad, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Gabão.

O Bureau do Comité é composto pelo Presidente do país anfitrião, dois Vice-Presidentes e um Relator, todos com um mandato de seis meses. Angola assume actualmente a Presidência rotativa do Comité do Bureau da UNSAC.

PUBLICIDADE