Ministro Téte António recebeu representante especial da UE
Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu na manhã desta segunda-feira, em Luanda, o embaixador Johan Borgstam, representante especial da União Europeia para a Região dos Grandes Lagos.
O encontro serviu para as duas entidades abordarem questões de segurança e estabilidade na região dos Grandes Lagos, além de analisarem o estado actual das relações entre Angola e a União Europeia.
O ministro Téte António reiterou o papel de Angola como um agente de pacificação na Região dos Grandes Lagos, destacando as iniciativas do Governo voltadas para a estabilização e o desenvolvimento sustentável dos países da região.
Por seu turno, o embaixador Johan Borgstam reiterou o apoio da União Europeia às acções que visam uma resolução pacífica e sustentada dos conflitos que afligem a Região dos Grandes Lagos.
Reconheceu o impacto positivo das iniciativas promovidas pelo Presidente angolano, João Lourenço, em prol da pacificação de África, com particular destaque para a situação que prevalece no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Realçou o papel preponderante do governo angolano na mediação de conflitos, pois considera que Angola tem contribuído na mitigação de tensões não só na RDC, como no Sudão, mas também em outras zonas de instabilidade no continente africano.
Johan Borgstam tem um papel crucial na implementação da política externa da UE numa área marcada por conflitos prolongados, crises humanitárias e tensões políticas.
A Região dos Grandes Lagos, localizada na África Central, abrange países como a República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Burundi e Uganda, entre outros, sendo uma área de grande instabilidade devido a disputas territoriais, grupos armados e questões étnicas.
O representante especial da União Europeia trabalha para apoiar os esforços de paz na região, facilitando o diálogo entre os países e as partes envolvidas em conflitos, com o objectivo de prevenir a escalada de violência e promover a resolução pacífica de disputas.